Consumo de ômega 3 e saúde ocular: existem evidências?

A suplementação com ômega 3 em pacientes com doença ocular (doença do olho seco) não apresentou resultados benéficos para a população.

0
1092

O consumo de EPA e DHA, gorduras do tipo ômega 3, vem sendo amplamente discutido há alguns anos, principalmente em relação ao papel preventivo do DHA na saúde cardiovascular. No entanto, um tema emergente e pouco discutido é em relação a sua recomendação para a saúde ocular, em virtude, principalmente de seus resultados contraditórios.

Um artigo publicado no The New England avaliou pacientes com doença do olho seco, em graus moderado e severo, que receberam 300 mg de EPA e DHA (grupo com suplemento ativo, n= 349 indivíduos) ou óleo de oliva (grupo placebo, n= 170 indivíduos). Os desfechos analisados foram a mudança em relação a pontuação no índice de Doenças da superfície ocular e na coloração conjuntival e da córnea, sendo que os pacientes foram acompanhados por 12 meses. Após este período, os resultados mostraram que não houve diferenças ou melhoras significativas entre os 2 grupos, concluindo, portanto, que para estes pacientes especificamente, a suplementação com EPA e DHA não proporcionou melhora no quadro.

A Academia Americana de Oftalmologia considera que a suplementação com ômega 3 pode ser benéfica para o tratamento de doenças oculares, embora, as evidências científicas ainda sejam insuficientes para embasar doses adequadas e período de tratamento.

Nesse sentido, a prescrição de ômega 3 para a saúde ocular deve ser realizada pelos profissionais, buscando sempre a avaliação do paciente como um todo e a discussão com a equipe multiprofissional. Sem dúvida, é um campo de pesquisa bastante fértil e em expansão, dada a importância do consumo de ômega 3 para outras aplicabilidades. Vamos acompanhar os próximos capítulos.

 

Referências bibliográficas:

The Dry Eye Assessment and Management Study Research Group. n−3 Fatty Acid Supplementation for the Treatment of Dry Eye Disease. N Engl J Med 2018;378:1681-90.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome