Compostos fenólicos do cacau

Conheça quais são os principais compostos bioativos do cacau e os fatores relacionados para o aproveitamento dos seus benefícios.

0
2128

Bastou cair a temperatura para recorrermos às bebidas quentes, não é mesmo? E quem não se rende a um delicioso chocolate quente? Mas, engana-se quem pensa que o chocolate não pode ser inserido em um plano alimentar. E para isso, a importância da escolha do chocolate é essencial.

E a justificativa para a inserção do chocolate em um plano alimentar deve-se ao fato do cacau e seus produtos serem uma fonte rica de compostos benéficos para a promoção da saúde, incluindo os compostos fenólicos.

Em nosso livro “Alimentos funcionais e compostos bioativos”, recém lançado, as autoras Liania Alves Luzia e Geni Rodrigues Sampaio, discutem sobre os polifenóis do cacau brilhantemente.

O cacau é o ingrediente essencial na elaboração de chocolates, sendo rico em flavonóides. Este grupo de antioxidantes pertence a uma ampla e diversa classe de fitoquímicos chamados polifenóis ou compostos fenólicos.

Os compostos fenólicos são um dos grandes grupos de antioxidantes e são substâncias naturalmente presentes na maioria dos vegetais e são, portanto, parte da dieta humana.

Quais são os principais compostos fenólicos do cacau?

Diversos compostos fenólicos foram identificados no cacau, sendo os principais encontrados as catequinas, epicatequinas e procianidinas, sendo que aproximadamente 60% são flavanóis (monômeros individuais: (+)-catequinas e (-)-epicatequinas) e procianidinas (+)-catequinas e (-)-epicatequinas condensadas).

Mas, a quantidade desses compostos pode variar no chocolate industrializado, por ser dependente da colheita de grãos e condições de processo utilizadas pelos fabricantes de chocolate

Além disso, em uma revisão crítica publicada pela revista Nutrients em maio desse ano, mostrou que muitos dos compostos bioativos presentes no cacau sofrem um metabolismo extenso antes de serem absorvidos pelo organismo.

E os principais fatores apontados pelos autores que influenciam a biodisponibilidade dos compostos fenólicos está o papel da microbiota intestinal, a estrutura dos compostos e a matriz alimentar. Ou seja, estes fatores podem variar de indivíduo para indivíduo e influenciar no quanto esses compostos são de fato, absorvidos pelo organismo.

E se você quer saber mais sobre os benefícios do consumo do cacau, não deixe de conferir um artigo já discutido por nós anteriormente e de ler o capítulo “polifenóis do cacau” em nosso livro. Está imperdível.

 

 

Referências bibliográficas:

Oracz, J., Nebesny, E., Zyzelewicz, D., Budryn, G., & Luzak, B. (2019). Bioavailability and metabolism of selected cocoa bioactive compounds: A comprehensive review. Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 1–39. doi:10.1080/10408398.2019.1619160

Luzia, L. A.; Sampaio, G. R. Polifenóis do cacau. In: Pimentel, C. V. de M. B.; Elias, M. F.; Philippi, S. T. Alimentos funcionais e compostos bioativos.1ª. ed. Barueri (SP): Manole, 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome