Saúde bucal e compostos bioativos

0
830

Em comemoração ao Dia Nacional da Saúde Bucal, vamos falar sobre o papel que a nutrição e os compostos bioativos exercem sobre a nossa saúde bucal.

Os autores Alexandre Hugo Lianos, Giuseppe Alexandre Romito e Emmanuel Albuquerque de Souza, no capítulo “Saúde Bucal” do nosso livro “Alimentos funcionais e compostos bioativos”, trazem algumas discussões interessantes sobre o tema.

Já falamos sobre os efeitos da curcumina e do chá verde na saúde bucal. A boca é o primeiro local de contato com o alimento, é por ela que as informações como paladar e textura serão sentidas, desta maneira a saúde da cavidade bucal está totalmente ligada as escolhas alimentares.

Além da cúrcuma e do chá verde, os probióticos podem ser uma alternativa efetiva para a prevenção da cárie e no tratamento de doenças periodontais, embora mais estudos clínicos de longo prazo sejam necessários para que haja um nível maior de evidência.

Os probióticos presentes nos laticínios são considerados como uma das mais importantes vias terapêuticas, quando os antibióticos comumente prescritos são inutilizados pela resistência bacteriana. As pesquisas com estes microrganismos são incentivadas pela OMS desde 1994.

As frutas, oligoelementos, extratos de plantas, conservantes de alimentos, polifenóis, flavonóides e probióticos contribuem de forma benéfica com saúde oral em diferentes níveis, inclusive exercendo a proteção da cavidade oral.

Em quadros de periodontite, os antioxidantes auxiliam reduzindo a gravidada da inflamação e eliminando os radicais livres produzidos por ela, melhorando a saúde periodontal.

Os grupos de polifenóis, como taninos, flavonóides, antocianinas e ácidos fenólicos interagem com as proteínas bacterianas e suas estruturas da parede celular, inibindo sua multiplicação.

Estudos em animais e in vitro demonstraram que polifenóis diminuem a formação de placa bacteriana prevenindo a cárie dentária. Seu efeito antimicrobiano e sua ação antioxidante e anti-inflamatória mostrou que podem ser utilizados no tratamento periodontal, aumentando a imunidade e conferindo a proteção contra estas doenças.

Mais uma vez ressaltamos que uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes, tais como as dietas plant based tem benefícios que vão além da saúde cardiovascular, prevenção do diabetes e outras vantagens, ela também promove a saúde bucal.

Uma alimentação saudável mantém todo o teu corpo saudável. Pense nisso!

 

Referências bibliográficas:

Alexandre Hugo Llanos, A. H.; Romito, G. A.; de Souza, E. A. Saúde Bucal. In: Pimentel, C. V. de M. B.; Elias, M. F.; Philippi, S. T. Alimentos funcionais e compostos bioativos.1ª. ed. Barueri (SP): Manole, 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome