Emoções positivas: por que é importante cultiva-las?

0
1004

Em comemoração ao dia nacional do riso, vamos falar sobre um aspecto muito importante da vida. As emoções positivas!

A medicina do Estilo de vida incentiva o cultivo do otimismo como auxílio na manutenção da saúde. As emoções positivas podem indicar que uma pessoa está feliz, alegre ou mesmo que esteja amando e sentindo-se amado.

Um estudo recente conduzido com jovens taiwaneses identificou que nos ambientes escolares e universitários, ser positivo desempenha um papel fundamental na adaptação dos alunos e na socialização, ajudando a fazer amigos e se envolverem em relacionamentos proativos com os demais colegas.

Em um trabalho de revisão conduzido por pesquisadores brasileiros, que desejavam mensurar os benefícios das emoções positivas os resultados mostraram que ser otimista contribui de diversas formas para a regulação de emoções.

Ser positivo desfaz o efeito tóxico do estresse sobre os processos fisiológicos, ajuda a pensar melhor sobre as situações, a lidar com as novas experiências e favorece a qualidade dos relacionamentos.

Pensando a longo prazo, cultivar as emoções positivas nos fortalecem e ajudam na construção de recursos pessoais importantes, favorecendo a saúde e a resiliência.

Outra pesquisa publicada esse ano, no International Journal Environmental Research and Public Health, analisou como as emoções (inteligência emocional e estado emocional) podem influenciar a resiliência e a motivação dos adolescentes e o reflexo em seu desempenho acadêmico e na adoção de hábitos de vida saudáveis.

Foram avaliados 615 alunos do ensino médio, com idades entre 14 e 19 anos, e conforme os resultados, os alunos otimistas apresentam maior inteligência emocional que os pessimistas.

Os estudantes mais positivos tem maior disposição para as aulas de educação física, são mais resilientes, automotivados e apresentam melhor desempenho acadêmico por conseguirem lidar melhor com o estresse diário.

Portanto, a pesquisa enfatiza que o otimismo aumenta a tendência de obter boas notas e ser mais ativo, pois esse processo tem um impacto muito significativo, seja modulando e diminuindo a carga de estresse e também interferindo na automotivação, resultando em um melhor prognóstico das atividades desenvolvidas.

Ao cultivar emoções positivas você também está cultivando saúde. Então “sorria você está sendo saudável”.

 

 

Referências bibliográficas:

Phan, H. P.;  Ngu, B. H.; Lin, R. Y.; Wang, H. W.; Shih, J. H.; Shi, S. Y. Predicting and enhancing students’ positive emotions: An empirical study from a Taiwanese sociocultural context. Heliyon. 2019 Oct 5;5(10).

Silvestre, R. L. S.; Vandenberghe, L. Os benefícios das emoções positivas. Contextos Clínicos, 6(1):50-57, janeiro-junho 2013.

Trigueros, R.; Aguilar-Parra, J. M.; Cangas, A. J.; Bermejo, R.; Ferrandiz, C.; López-Liria, R. Influence of Emotional Intelligence, Motivation and Resilience on Academic Performance and the Adoption of Healthy Lifestyle Habits among Adolescents. Int J Environ Res Public Health. 2019 Aug 7;16(16).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome