Verão: alimentos e antioxidantes

0
934

Com temperaturas mais elevadas do verão, a exposição solar acaba se intensificando e os cuidados com a pele e uma boa alimentação é fundamental para garantir a uma pele saudável e bonita.

Mas qual é essa a relação?

Em um estudo publicado na revista Molecules, os pesquisadores realizaram uma revisão de literatura os resultados de estudos mostraram que os carotenóides são componentes vitais do sistema de proteção antioxidante da pele humana.

Eles servem como substâncias marcadoras para o status antioxidante geral e, segundo os autores, os carotenóides devem ser administrados por meio de alimentos ricos em antioxidantes, como as frutas e legumes.

Um outro artigo de revisão publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, os autores avaliaram o aspecto nutricional dos carotenóides das fontes alimentares e seu papel na proteção da pele.

Os resultados mostraram que o betacaroteno e o licopeno fornecido por uma dieta rica em carotenóides ou por suplementação, apresentam efeitos protetores.

A principal explicação apontada pelos autores é de que as moléculas precursoras de carotenoides, são capazes de cobrir a faixa UVB e UVA, respectivamente. contribuindo potencialmente para os efeitos fotoprotetores destes alimentos.

Entretanto, devido ao tempo de renovação fisiológica da pele, são necessárias várias semanas (7 a 10 semanas) para que os efeitos protetores apareçam.

A fotoproteção através de componentes alimentares individuais, como o β-caroteno ou licopeno, é consideravelmente menor do que a obtida pelo uso de filtros solares tópicos, assim é de extrema importância manter o uso do filtro solar tópico.

Por isso no verão, priorizar frutas e legumes de cores alaranjadas, como o tomate, mamão, manga, pêssego, cenoura significa garantir boas opções alimentares de beta-caroteno na dieta e assim cuidar da saúde da pele.

Inclua mais frutas e legumes em sua dieta e Boas Férias!

 

Referências bibliográficas

Darvin, M. E.; Sterry, W.; Lademann, J.; Vergou, T. The Role of Carotenoids in Human Skin. Molecules, 16, 10491-10506, 2011

Stahl, W., & Sies, H. β-Carotene and other carotenoids in protection from sunlight. The American Journal of Clinical Nutrition, 96(5), 1179S–1184S, 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome