Fim de ano e alimentação saudável: como manter?

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Essa é sempre a grande questão do fim de ano, como aproveitar todas as festas, comemorações e reencontros sem prejudicar a saúde? Mas, afinal, devemos de fato ter essa preocupação? Bom, primeiro que estamos falando de duas grandes ocasiões, apenas! Portanto, são exceções… e como sempre digo, não vivemos de exceções…

Portanto, o que eu posso dizer é: aproveite este momento em família! A alimentação está sempre presente nas nossas comemorações, alimentar-se é um ato cultural, social, familiar… historicamente, as pessoas se reúnem em volta de uma mesa farta de alimentos para festejar!

Aproveite este convívio e esta troca tão importante! Confraternize! Abrace, reveja pessoas queridas e aproveite para comemorar com uma boa alimentação! E boa alimentação não quer dizer apenas nutrientes! A boa nutrição vai além! Ela envolve aqueles alimentos que confortam o coração… aquela comida especial da mãe, da avó, da tia… aquela comida que abraça a gente… que desperta os bons sentimentos! Portanto, aproveite seu dia!

Mas se você ainda quer algumas dicas práticas para não ficar com peso na consciência, aqui vão elas:

  • Não exagere a ponto de se sentir mal.;
  • Conheça seu limite fisiológico;
  • Sirva-se de pequenas porções para se acaso quiser repetir aquela preparação sensacional.;
  • Inicie a ceia sempre por saladas com folhas, vegetais e até frutas, fazendo um prato colorido com saladas primeiramente
  • Se quiser provar mais de um carboidrato (arroz, massas…), diminua o tamanho da porção… isso vale para a sobremesa também.;
  • Não esqueça das frutas!
  • Beba com moderação…
  • Prefira sucos naturais, ou integrais;
  • Para saladas, prefira folhas verdes com frutas da estação e procure temperar com limão e azeite;
  • Não fique em jejum até a hora da ceia, procure se alimentar conforme de costume;

E talvez, o mais importante! Não se culpe! Comeu, exagerou? Amanhã é outro dia, você não vai perder todo o seu progresso realizado ao longo do ano em uma única ocasião! Não tente compensar no dia seguinte, ficando sem comer… continue firme e volte à sua rotina normal de alimentação e atividade física!

A equipe Dra. Carolina Pimentel te deseja um ótimo fim de ano, feliz natal e próspero ano novo!! ♥

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