Cuidado Pessoal em primeiro lugar!

0
1084

Você está cuidando bem de você? À primeira vista, parece até uma pergunta estranha, mas se pararmos para refletir, talvez seja uma das perguntas mais importantes da nossa vida. O cuidado pessoal é essencial em nossa saúde!

Cuidar de si, deve vir antes de qualquer outra atividade… trabalho, estudo e até mesmo cuidar dos outros… porque quem cuida de si, está apto a fazer todas as outras atividades, realizando cada tarefa da melhor maneira possível.

Ralph Waldo Emerson diz “A primeira riqueza é a saúde”. Esse conceito circula há anos, mas em meios às rotinas e afazeres diários acaba sendo esquecido e deixa de ser uma prioridade para muitos.

Refletir sobre o cuidado pessoal é essencial em qualquer idade, uma vez que esse ato pode melhorar o bem-estar, a criatividade, a produtividade, mesmo que pareça que isso tire o tempo das tarefas diárias.

A literatura comprova que médicos que se exercitam aconselham pacientes a se exercitar, e o inverso também é verdadeiro, médicos que não se exercitam não recomendam o exercício físico.

Portanto, qualquer pessoa que incentive a mudança dos outros, independente do tipo, deve percorrer o caminho e não apenas falar.

Praticar cuidados consigo mesmo, é fundamental. Seja o exercício físico, uma dieta saudável, as conexões sociais, dormir bem, emoções positivas e o controle do estresse.
Alguns questionamentos podem te auxiliar nesta reflexão:

• O que eu deixo de fazer por mim?
• O que eu gostaria de fazer?
• O que me faz feliz?

Responder estas perguntas nem sempre é tão simples principalmente porque existem vários obstáculos que impedem as pessoas de executar o autocuidado.

Mas uma pergunta importante é: Como eu posso integrar algumas práticas de cuidado pessoal na minha vida regularmente?

A partir dessa reflexão, priorize uma meta de autocuidado e a cumpra, por sete dias.
Ao final, reflita: como eu me senti? O que mudou na minha vida?

Continue a reflexão e a incorporação gradativa de novas metas.
O cuidado pessoal é amor próprio e responsabilidade própria e ninguém fará por você.
Cuide-se!

 

Referências bibliográficas:
Frates, B. P. Lifestyle Medicine Course Syllabus. American College Lifestyle Medicine. 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome