Gastronomia Funcional

0
1015

Entender o conceito de gastronomia funcional é extremamente necessário para desenvolver uma maior autonomia em nossas escolhas alimentares, principalmente porque com esse entendimento ampliamos nossa visão em relação ao alimento.

O ato de alimentar-se, está recheado de significados que vão desde o conceito de saciedade até as questões sociais, passando pela cultura, comensalidade e chegando ao alimento como fonte de compostos bioativos importantes para o bom funcionamento do nosso metabolismo.

As receitas podem apresentar ingredientes fontes destes compostos bioativos e assim, são chamadas funcionais. Como por exemplo, uma receita rica em vitamina C e E, minerais como o zinco e o selênio,  compostos fenólicos e um teor importante de pró-vitamina A, pode apresentar uma atividade antioxidante em nosso metabolismo, ou seja, exercerá um efeito preventivo e protetor principalmente em relação as doenças crônicas não transmissíveis.

Uma alimentação adequada deve atender as recomendações nutricionais necessárias para cada indivíduo em sua fase da vida, e devem ser determinantes para a manutenção da saúde e para a prevenção das doenças.

Para estimular você a experienciar como um alimento pode ser nutritivo e ainda assim, ser delicioso, selecionamos em nosso capítulo do livro Alimentos Funcionais e Compostos Bioativos, uma receita de Pão Multigrãos para você.

Segue:

Pão Multigrãos

Ingredientes

  • 140g – Farinha de trigo.
  • 40g – Farinha de trigo integral.
  • 20g – Farinha de centeio.
  • 10g – Semente de girassol.
  • 10g – Semente de gergelim.
  • 10g – Semente de linhaça.
  • 10g – Semente de aveia.
  • 16g – Açúcar mascavo.
  • 2ml – Lecitina de soja 1 colher de chá.
  • 10g – Fermento biológico 1 colher de chá.

 

 

Modo de Preparo:

  1. Junte todos os ingredientes em uma vasilha.
  2. Sove até obter uma massa lisa.
  3. Deixe descansar por mais ou menos 40 minutos.
  4. Modele e coloque em forma untada com óleo.
  5. Pincele com água coloque o gergelim como cobertura.
  6. Asse em forno pré-aquecido a 180° graus, no tempo aproximado de 25 a 30 minutos.

O rendimento é de um pão de 380g.

Conta pra gente o que você achou!

 

Referências bibliográficas:

Silva, C. P., Sella, L. F., Kanno, D. T., Philippi, S.T., Gastronomia Funcional In: Pimentel, C. V. de M. B.; Elias, M. F.; Philippi, S. T. Alimentos funcionais e compostos bioativos.1ª. ed. Barueri (SP): Manole, 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome