Sono, muito além do descanso!

0
758

Falar em Medicina do Estilo de Vida também é falar em sono, isso porque ele é um dos pilares fundamentais para a manutenção de uma boa saúde.

Será que bons padrões de sono influenciam tanto assim na saúde humana? Será que é possível que o padrão de sono possa “anular” a suscetibilidade genética às doenças cardiovasculares e até mesmo a um acidente vascular cerebral?

A resposta é fornecida por um artigo publicado no European Heart Journal, que mostra sem sombra de dúvidas, que a resposta é sim!

O artigo avalia a associação do sono e da suscetibilidade genética com a incidência de doenças cardiovasculares (DCV), em uma coorte (Biobank), acompanhada por aproximadamente 10 anos, incluindo 385.292 participantes inicialmente livres de doenças cardiovasculares.

Comparando os indivíduos com um padrão de sono não saudável (que obtiveram pontuação mais baixa na escala estabelecida de qualidade do sono, entre 0 e 1), com os participantes com bons hábitos de sono (que atingiram a pontuação 5), os resultados mostraram que os pacientes com o padrão de sono mais saudável tiveram um risco reduzido de doenças cardiovasculares em 35%, risco reduzido de doenças cardíacas em 34% e também apresentaram a redução do risco para AVC em 34%.

Além disso, quase 10% dos eventos cardiovasculares nesta coorte puderam ser atribuídos a um padrão de sono ruim e além disso, os participantes com um padrão de sono ruim associado ao alto risco genético apresentaram um maior risco de doença coronariana e acidente vascular cerebral

Mas o que foi considerado um padrão de sono saudável?

O estudo considerou indivíduos com padrões de sono mais saudáveis, aqueles que dormiam 7 a 8 horas por noite, sem insônia, ronco ou sonolência diurna e faziam parte do cronotipo precoce (morning).

Portanto, de forma geral, a pesquisa mostra que um padrão de sono saudável foi associado a redução dos riscos de doenças cardiovasculares, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral, independente do risco genético baixo, intermediário ou alto.

Como anda a qualidade do seu sono?

 

 

Referências bibliográficas:

Fan, M., Sun, D., Zhou, T., Heianza, Y., Lv, J., Li, L., & Qi, L. Sleep patterns, genetic susceptibility, and incident cardiovascular disease: a prospective study of 385 292 UK biobank participants. European Heart Journal, 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome