Metas para mudança de estilo de vida: a técnica SMART

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Ao longo de 2020, falamos muitas vezes aqui sobre a importância da adoção de um estilo de vida saudável e sobre os pilares da medicina do estilo de vida. Mas, sabemos que modificar vários hábitos carregados por muito tempo não é algo tão simples e, por isso, o ideal é os pacientes contarem o máximo de aconselhamento possível nesse processo.

Contudo, estudos mostraram que apenas cerca de 32% dos pacientes são aconselhados pelo médico a praticar atividades físicas, enquanto que apenas 28% dos fumantes relataram que o profissional ofereceu assistência para deixarem de fumar. De fato, foi apontado que, em média, menos de 1 minuto do encontro com o paciente costuma ser gasto para falar sobre padrão alimentar, exercícios ou tabagismo.

Dessa forma, decidimos começar o primeiro artigo do ano trazendo dicas reais e práticas para te ajudar a estabelecer objetivos que podem ser realmente cumpridos. E para isso, vamos apresentar o Método SMART, que fornece critérios para definir e gerenciar metas.

A ferramenta, criada na década de 1990 e muito usada para desenvolvimento pessoal e profissional, pode ser utilizada pela medicina do estilo de vida para facilitar um plano de ação abrangente para mudança de comportamento de saúde, totalmente personalizado para cada paciente.

A ideia é seguir as diretrizes do acrônimo S.M.A.R.T.:

S (do inglês, specific) – A meta deve ser específica
Aqui, a máxima é centrar o paciente na mudança de comportamento e construir metas específicas. Para isso, palavras ou frases de ação devem ser usadas para descrever o que o paciente deve fazer, com todas as informações necessárias, incluindo valores. Alguns exemplos: caminhe 30 minutos diariamente; medite 10 minutos todas as manhãs; durma 8 horas por noite.

M (do inglês, measurable) – A meta deve ser mensurável
É difícil avaliar o progresso se uma meta não for facilmente medida. A medida deve ser um número, porcentagem ou alguma unidade padrão usada para ilustrar o sucesso ao longo do tempo. Por exemplo: consuma 5 porções de frutas e vegetais diariamente; tome 2,5l de água por dia.

A (do inglês, achievable) – A meta deve ser alcançável
Embora as diretrizes de atividade física para americanos recomendem 150 minutos de atividade por semana, essa pode ser uma meta irracional para um paciente sedentário e descondicionado. Definir um objetivo inicial mais realista é o mais apropriado, assim como considerar os recursos disponíveis pelo indivíduo.

R (do inglês, relevant) – A meta deve ser relevante (para o paciente)
A prescrição precisa considerar os objetivos do paciente e ser relevante para sua mudança de comportamento. Por exemplo, se você está preocupado em diminuir seus níveis de colesterol, pode ser melhor se concentrar na redução do consumo de produtos de origem animal do que no aumento da meditação consciente. Ao criar um plano de ação, é importante que o profissional da saúde seja explícito em ajudar o paciente a compreender a relação entre o comportamento direcionado e o resultado desejado.

T (do inglês, time) – A meta deve ser limitada no tempo
Cada meta deve fornecer uma data-alvo clara para início e conclusão. Se o comportamento não for iniciado ou a meta não for alcançada dentro do prazo designado, deve ser revisada e reavaliada.

Nesse contexto, é possível entender como a estrutura de definição de metas SMART facilita uma discussão rica entre o paciente e o profissional de saúde, com prescrições completamente individualizadas e que levam em consideração vários aspectos (e desejos) do indivíduo.

Agora que você conhece um pouco mais do modelo de metas SMART o que acha de aplicar esse método não apenas na vida dos seus pacientes, mas também na sua? Não se esqueça de baixar o nosso e-book sobre medicina do estilo de vida para ajudar a estabelecer os objetivos de um jeito muito mais saudável.

Referências bibliográficas:

WHITE, N., BAUTISTA, V., LENZ, T., & COSIMANO, A. Using the SMART-EST Goals in Lifestyle Medicine Prescription. American Journal of Lifestyle Medicine, 155982762090577, 2020. 

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