Ano Internacional das frutas e vegetais: saiba as medidas que serão promovidas pela ONU

0
708

Nos próximos meses, nós (e muitos outros profissionais de saúde!) iremos falar ainda mais sobre a alimentação baseada em vegetais. E isso se deve a um motivo especial: a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) designou 2021 como sendo o Ano Internacional das Frutas e Vegetais.

Isso significa que a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) vai dedicar o ano para aumentar a conscientização sobre os benefícios nutricionais do consumo de frutas e vegetais. Ainda pretende promover dietas e estilos de vida diversificados, equilibrados e saudáveis e para reduzir a perda e o desperdício de alimentos, principalmente dos mais perecíveis, uma das causas para a fome no mundo.

Além disso, uma das principais iniciativas será impulsionar a inovação e melhores infraestruturas para a produção de frutas e vegetais por pequenos agricultores. 

Essa ação considera também a produção local de alimentos específicos, típicos e regionais, que muitas vezes são esquecidos e têm sua plantação interrompida por motivos como: mudança de gostos e tendências; processamento demorado e trabalhoso; variação de valores entre as safras; e/ou pela falta de incentivo à pesquisa, desenvolvimento e promoção dos alimentos.

Em resumo, as medidas vão focar em incentivar o desenvolvimento local e o plantio, promover dietas diversificadas e nutritivas e contribuir para a agenda do desenvolvimento sustentável.

Outra boa notícia: aqui no Brasil, o Conselho Federal de Nutrição apoiará e impulsionará a campanha (e nós também!), por isso, não perca os próximos artigos aqui do portal e não deixe de conferir o que já falamos sobre as dietas baseadas em vegetais e frutas.

Referências bibliográficas:

CFN. Organização das Nações Unidas estabelece 2021 como o Ano Internacional das Frutas e Vegetais – CFN. https://www.cfn.org.br/index.php/noticias/onu-estabelece-2021-como-o-ano-internacional-das-frutas-e-vegetais/

ONU. Ano Internacional das Frutas e Vegetais: diversidade dos alimentos é essencial para a alimentação. https://brasil.un.org/pt-br/105688-ano-internacional-das-frutas-e-vegetais-diversidade-dos-alimentos-e-essencial-para

ONU News. Agência da ONU para Alimentação lança Ano Internacional de Frutas e Vegetais. https://news.un.org/pt/story/2020/12/1736142

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome