Efeito da suplementação de vitamina D em indivíduos com COVID-19

0
453

Em março do ano passado, estávamos iniciando nosso período de isolamento aqui no Brasil. Naquele momento, pouco sabíamos sobre a COVID-19, mas aos poucos, começaram a surgir pesquisas de vários lugares do mundo tentando elucidar os mecanismos envolvidos na doença, as possibilidades referentes a tratamentos e atenuação de sintomas e, também, o desenvolvimento da tão esperada vacina.

Infelizmente, mais de um ano depois, ainda estamos convivendo com esse vírus que, inclusive, tem sofrido mutações e causado uma nova onda de casos. Dessa forma, novos artigos também têm sido publicados por vários pesquisadores.

Um deles, publicado recentemente no Jama Network, refere-se a um estudo conduzido no Brasil que avaliou o efeito de uma única dose alta de vitamina D aplicada no tempo de internação hospitalar de pacientes com sintomas de COVID-19 de moderados a graves.

Tendo em vista que níveis séricos ideais de 25-hidroxivitamina D (vitamina D) podem ter propriedades imunomoduladoras e anti-inflamatórias, os cientistas decidiram testar se a vitamina D poderia ser eficaz no tratamento de pacientes afetados pelo coronavírus.

No total, foram incluídos 249 pacientes hospitalizados afetados pelas formas moderadas ou graves da COVID-19, que foram aleatoriamente divididos em dois grupos (cada um com 120 pacientes): o primeiro grupo recebeu uma dose oral única de 200.000 UI de vitamina D e o outro grupo recebeu um placebo.

Ao final do estudo, não foram obtidos resultados clinicamente relevantes entre os pacientes hospitalizados com COVID-19 em comparação com o grupo placebo.

Contudo, cabe ressaltar que essa é uma impactante pesquisa que ajuda a avançarmos um pouco mais na compreensão de possibilidades terapêuticas. Além disso, é sempre importante reconhecer o esforço e trabalho de cientistas brasileiros, ainda mais num momento tão delicado para a saúde pública mundial.

Referência bibliográfica:

MURAI, I. H.; FERNANDES, A. L.; SALES, L. P.; ET AL.  Effect of a Single High Dose of Vitamin D3 on Hospital Length of Stay in Patients With Moderate to Severe COVID-19. A Randomized Clinical Trial. JAMA. Published online February 17, 2021. doi:10.1001/jama.2020.26848

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome