Gelatina – será que é possível prepará-la de forma mais nutritiva?

0
372
gelatina

A gelatina é uma sobremesa muito presente na mesa do brasileiro. Sozinha ou como parte de receitas, ela é também utilizada nos cardápios escolares e hospitalares pela praticidade e boa aceitação em geral e, também, por ser acessível economicamente à grande maioria da população.

Mas embora tenha ganhado fama de ser um alimento saudável e, por isso, consumida em dietas para emagrecer e dar firmeza à musculatura, a gelatina comercializada no Brasil é composta basicamente por açúcar, corantes artificiais e uma mínima porção de colágeno, ou seja, sem nutrientes significativos.

Mas, calma, isso não significa que você deve cortá-la completamente do cardápio das crianças – principalmente se elas já gostam da guloseima! Além de fazer parte de todo um contexto cultural do país, a gelatina pode ser uma ferramenta para introduzir novos alimentos e texturas no dia a dia dos pequenos. Confira algumas dicas para agregar valor nutricional:

  • Sempre que puder, prefira preparar a gelatina incolor (sem corantes e açúcar!) e acrescentar suco de frutas para dar o sabor.
  • Outra opção mais saudável é usar o ágar-ágar, um tipo de gelatina vegetal feita à base de algas marinhas.
  • Também vale acrescentar as próprias frutas picadas enquanto a gelatina ainda está líquida. Morangos, kiwi e abacaxi são excelentes opções.
  • Para as preparações mais cremosas, opte por acrescentar um iogurte natural;

Como tudo que envolve uma alimentação balanceada e prazerosa, o que vale são a moderação e o equilíbrio, algo que é essencial ensinar desde cedo aos pequenos. Dessa forma, é possível oferecer, de vez em quando, a gelatina em pequenas porções e sem substituir as refeições principais.

Para ajudar, separamos abaixo algumas opções de receitas simples e deliciosas que vão agradar em cheio a família toda!

Creme de gelatina com morangos

Foto: Pinterest

1 pacote de gelatina em pó sabor morango ou gelatina incolor

200ml de água fervente

200ml de água gelada ou suco de morango levemente adoçado (caso use gelatina incolor)

1 pote de iogurte natural

10 morangos picados

Modo de preparo: Em uma vasilha, dilua a gelatina em pó com água fervente. Misture bem até diluir tudo. Adicione a água gelada ou suco de morango se optar pela gelatina incolor. Se a mistura estiver quente ainda, espere amornar. Bata no liquidificador ou no mixer a gelatina diluída com o iogurte. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas. Sirva com morango fresco picado.

Panna cotta de coco com calda de manga

Foto: Pinterest

1 envelope (12g) de gelatina em pó incolor e sem sabor

2 potes de iogurte grego

1 xícara (chá) de leite de coco

2 colheres (sopa) de açúcar demerara ou adoçante culinário ou melado de cana

1 colher (café) de essência de baunilha

Calda:

2 mangas tipo palmer bem maduras (sem pele e sem o caroço)

2 colheres (sopa) de açúcar demerara ou adoçante culinário ou melado de cana

1 colher (sopa) de coco ralado (opcional)

Modo de preparo: Hidrate a gelatina em pó conforme as instruções da embalagem. Apenas cuidado para não aquecer demais na hora de hidratar a gelatina, pois dessa maneira ela perderá o poder de gelatinização. Bata no liquidificador ou no mixer a gelatina hidratada com o iogurte, o leite de coco, o açúcar ou opcional e a essência de baunilha. Coloque em taças ou em formas individuais de pudim. Leve à geladeira, por pelo menos, 4 horas. Para a calda, bata as mangas com o açúcar no liquidificador e leve ao fogo até levantar fervura. Espere esfriar e sirva sobre a panna cotta. Se desejar, finalize com coco ralado.

Gelatina com fruta

Foto: Pinterest

2 kiwis

1 pacote de gelatina em pó sabor limão ou gelatina incolor

250ml de água fervente

250ml de água gelada ou suco de limão adoçado (caso use gelatina incolor)

Modo de preparo: Descasque o kiwi e corte em rodelas. Reserve. Em uma vasilha, dilua a gelatina com água fervente. Misture bem até diluir. Adicione a água gelada ou suco de limão (se optar pela gelatina incolor). Se a mistura estiver quente ainda, espere amornar. Em taças individuais, disponha 4 a 5 fatias de kiwi e acrescente a gelatina diluída. Leve à geladeira, por pelo menos, 4 horas. Sirva gelado.

Dica: Você pode incluir nessa receita outros tipos de frutas da sua preferência. Além disso, pode variar o sabor da gelatina e criar inúmeras combinações de cores e sabores. É só usar a criatividade e chamar as crianças para ajudar!

Conteúdo produzido em parceria com o portal Dra. Ana Escobar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome