Brócolis – Três motivos para introduzir o brócolis na dieta das crianças.

0
411
brócolis

De origem mediterrânea, o brócolis ganhou o mundo e, hoje, é facilmente encontrado no cardápio de todas as regiões brasileiras. Mas apesar de ser um dos vegetais mais populares por aqui e preferidos entre os adultos, a verdade é que a sua aparência nem sempre agrada as crianças, fazendo com que acabem não desfrutando dos muitos benefícios do alimento.

Isso porque, sendo uma hortaliça de coloração verde-escuro, o brócolis possui compostos nutricionais essenciais para a saúde e o processo de desenvolvimento dos pequenos. Para reforçar, saiba 3 motivos para inseri-lo já na alimentação da família toda:

  • Previne a anemia ferropriva: o alto teor de ferro do brócolis ajuda a evitar a mais comum entre as anemias, causada pela deficiência de ferro e que provoca cansaço, falta de apetite, apatia, palpitações e taquicardia. Não se esqueça de consumi-lo com uma fonte de vitamina C, como as frutas cítricas.
  • Fortalece a saúde cardiovascular: suas fibras ajudam a evitar o acúmulo de colesterol no sangue. Além disso, o alimento favorece a regulação do ritmo cardíaco.
  • Auxilia na prevenção de doenças crônicas e câncer: apresenta uma boa quantidade de compostos, que possuem potenciais efeitos protetores na prevenção do câncer.

Agora que você conheceu os principais benefícios nutricionais do brócolis, é hora de tentar introduzi-lo no dia a dia das crianças, que tal?!

Para isso, é possível usar algumas estratégias como caprichar em apresentações coloridas e divertidas, oferecer o vegetal em pequenas quantidades ou em texturas diferentes (como purê) ou ainda servi-lo com acompanhamento de alimentos já apreciados pelas crianças. Mas a principal orientação é: dê o exemplo! Afinal, como esperar que os pequenos comam algo que não veem em nosso próprio prato?

A seguir, separamos 3 receitas bem diferentes que levam o brócolis como ingrediente principal e têm tudo para agradar os pequenos:

Salada de brócolis ao molho de mostarda

Foto: @juwatanabe

1 maço de brócolis

1 colher (sopa) de semente de abóbora torrada

2 colheres (sopa) de mix de soja assado (opcional)

Molho de mostarda:

½ pote de iogurte natural (2 ingredientes: leite e fermento)

2 colheres (chá) de mostarda dijon (ou normal)

¼ de limão espremido

1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem

1 colher (sopa) de agave ou mel ou melado de cana

Modo de preparo: Separe os floretes do brócolis e higienize-os. Em uma panela grande, coloque água (cerca de ¾ da panela) e deixe ferver em fogo alto. Encha uma tigela grande com água e gelo. Coloque o brócolis na água fervente e, quando a água voltar a ferver, aguarde cerca de 3 a 4 minutos e veja se o brócolis está “al dente”. Transfira para uma tigela com água e gelo para dar choque térmico (técnica do branqueamento). Reserve. Para o molho, misture em uma vasilha pequena todos os ingredientes. Adicione o brócolis em uma travessa, acrescente um pouco do molho de mostarda e finalize com as sementes de abóbora e o mix de soja e edamame assados. Sirva em seguida.

Macarrão com brócolis e frango

Foto: Pinterest

300g de filé de peito de frango em cubos

1 maço de brócolis em floretes

2 dentes de alho picados

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 colher (sopa) de salsinha picada

1 colher (sopa) de manjericão picado

Sal a gosto

Pimenta do reino moída na hora a gosto

2 xícaras (chá) de macarrão parafuso cozido

Parmesão ralado (opcional)

Modo de preparo: Em uma frigideira grande, refogue o alho no azeite de oliva. Adicione o frango em cubos e refogue até ficarem douradinhos. Adicione os floretes do brócolis. Mantenha no fogo até que os brócolis estejam cozidos “al dente”. Adicione o macarrão parafuso cozido. Misture bem. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Finalize com a salsinha e o manjericão picados. Se desejar, acrescente um pouco de parmesão ralado. Sirva em seguida.

Suflê de brócolis

Foto: Pinterest

1 maço de brócolis higienizado

1 colher (sopa) de azeite de oliva

1 dente de alho amassado

2 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de leite quente

4 gemas

4 claras em neve

3 colheres (sopa) de parmesão ralado

½ colher (chá) de noz moscada

Sal a gosto

1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de preparo: Higienize e pique o brócolis em pedaços pequenos e refogue em azeite e alho. Reserve. Em uma panela, leve ao fogo a manteiga com a farinha de trigo e deixe dourar. Junte o leite e misture bem até engrossar um pouco. Retire do fogo e espere amornar. Junte as gemas, 2 colheres (sopa) do queijo parmesão ralado, o brócolis refogado, o sal, a noz moscada, o fermento em pó e as claras em neve. Misture delicadamente. Coloque em um recipiente untado e jogue por cima o parmesão ralado. Leve ao forno médio (180oC), preaquecido, por aproximadamente 40 minutos ou até ficarem dourados. Retire do forno e sirva imediatamente.

Conteúdo produzido em parceria com o portal Dra. Ana Escobar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome