Queijo – seu papel na alimentação das crianças

0
104

O queijo é um alimento muito presente no dia a dia dos brasileiros, independentemente da região. Por isso, é uma dúvida comum dos pais se ele pode ser oferecido para as crianças. E a resposta é: sim! Desde que ofertados a partir de 1 ano, o queijo e outros derivados do leite são preconizados pela Sociedade Brasileira de Pediatria para que elas atinjam o consumo adequado de cálcio.

Isso porque, segundo as recomendações, para as crianças de 1 a 3 anos, o consumo de cálcio deve ser de 500 mg/dia e para os pequenos de 4 a 8 anos, de 800 mg por dia. E os laticínios como o queijo podem fornecer até 60% dessa dose diária de cálcio!

Mas para além do consumo de cálcio, o popular alimento também fornece uma ampla gama de vitaminas essenciais (A, B6, B12, D e K), minerais (além do cálcio, iodo, magnésio, potássio, fósforo e zinco), gorduras e proteínas. Inclusive, a ingestão adequada desses componentes é mais difícil de alcançar em uma dieta pobre em laticínios, principalmente quando pensamos em crianças com paladar mais seletivo.

Dessa forma, inserir o queijo na alimentação dos pequenos pode ser uma alternativa viável (e deliciosa!) para atingir as recomendações desses nutrientes tão importantes, uma vez que ele é um ingrediente que, como dito, costuma agradar bastante, além de ser superversátil: vai bem em lanches, petiscos, sopas, macarrão, risotos… Ele também tende a ser mais tolerado do que os demais laticínios por quem apresenta desconfortos gastrointestinais.

Mas claro, é preciso se atentar para não exagerar nas quantidades e tipos de preparação! Além disso, é possível também oferecer opções menos calóricas, como queijo minas frescal e muçarela de búfala, ou seja, o equilíbrio é a chave para uma dieta balanceada e prazerosa.

Para te ajudar, separamos três receitas saborosas para inserir no cardápio da família. Bom apetite!

Dadinho de queijo coalho

Foto: Pinterest

250 g de queijo coalho ralado

250 g de tapioca granulada

Sal e pimenta do reino a gosto

500 ml de leite da sua preferência

Modo de preparo: em um recipiente grande, misture a tapioca granulada e o queijo coalho ralado. Aqueça o leite e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Aos poucos, despeje-o sobre a mistura de queijo e tapioca, tendo o cuidado de mexer até que a tapioca esteja completamente hidratada. Forre uma assadeira retangular grande com papel manteiga, deixando sobra de papel nas laterais. Mexa a massa uma última vez e transfira-a para a assadeira forrada. Cubra com plástico-filme e leve para a geladeira por pelo menos 3 horas. Desenforme a massa e corte em quadrados 2 cm. Coloque os dadinhos em uma assadeira com papel manteiga. Leve para assar no forno preaquecido a 200 ºC até dourar (aproximadamente 15 minutos). Se tiver uma fritadeira sem óleo, asse por 10 min a 200 ºC. Sirva em seguida com o molho da sua preferência.

Espetinhos caprese

Foto: Pinterest

10 mussarelas de búfala pequenas

10 tomates-cereja

10 folhas de manjericão

10 espetinhos

Modo de preparo: em cada espetinho, espete 1 mussarela de búfala + 1 tomatinho + 1 folha de manjericão. Repita o processo até acabarem os ingredientes. Sirva com o molho da sua preferência.

Suflê de queijo

Foto: Pinterest

150 g de queijo minas padrão ralado finamente

40 g de manteiga

40 g de farinha

400 ml de leite da sua preferência

4 ovos

Noz-moscada a gosto

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: preaqueça o forno a 200 °C. Para preparar o molho bechamel, derreta em fogo baixo 40 g de manteiga em uma panela e acrescente 40 g de farinha de trigo. Misture e adicione o leite até virar um creme. Tempere com noz-moscada, sal e pimenta do reino a gosto, e o queijo ralado. Espere a mistura esfriar e acrescente as gemas dos ovos. Bata as claras com uma pitada de sal até atingir ponto de neve bem densa. Misture delicadamente com a massa. Unte forminhas próprias para suflês com manteiga e farinha. Adicione a mistura, até atingir ¾ do ramekin (recipiente próprio para suflê), pois ela irá crescer. Transfira os ramekins para uma assadeira. Leve ao forno preaquecido e regue a assadeira com a água fervente até metade da altura dos ramekins, pois o vapor do banho-maria ajuda o suflê a crescer de maneira mais uniforme e não deixa a massa ressecar. Deixe assar por cerca de 20 minutos, até os suflês crescerem e dourarem. Nunca abra o forno enquanto o suflê assa, pois se a temperatura abaixar, o suflê murcha. Retire do forno com cuidado para não se queimar com a água fervente. Sirva imediatamente.

Conteúdo produzido em parceria com o Portal Dra Ana Escobar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome