Nozes: três motivos para consumir

0
64

Tradicionalmente consumida nas festividades de final de ano, a noz é um fruto que faz parte do grupo das oleaginosas e é geralmente consumida em festas, lanches intermediários (como num mix de castanhas) ou adicionada em preparações.

Nutricionalmente, as nozes apresentam muitos benefícios importantes para a saúde, sendo um excelente e versátil alimento para incluir no cardápio das crianças (e da família toda!). Aqui, vamos te dar três motivos o seu consumo:

  • É fonte de gorduras boas: a grande quantidade de gorduras boas (poli e monoinsaturadas) contribuem para redução das frações de colesterol “ruim” como a LDL colesterol
  • É fonte de energia: as nozes são importantes para contribuir com o consumo calórico total (algo essencial na infância!). É uma boa opção de lanche, pois sacia a fome com uma pequena quantidade, o que ajuda no controle do peso.
  • Auxilia na prevenção de doenças crônicas: por serem ricas em minerais como o selênio e zinco, as nozes apresentam importante função antioxidante, combatendo os danos celulares que ocorrem diariamente no organismo e, assim, prevenindo as doenças crônicas.

Mas atenção: as nozes não devem ser oferecidas às crianças menores de 1 ano, pois podem causar alergia. Por isso, é importante consultar o pediatra e o nutricionista sobre a introdução desse alimento e de outros do mesmo tipo!

Além disso, o aspecto “enrugado” das nozes pode não agradar de cara aos pequenos, por isso, uma dica é que sejam apresentadas primeiramente como parte de receitas, nas mais diferentes versões, e depois sozinhas, talvez como parte de um ritual de Natal, por exemplo, com a família toda quebrando as nozes juntas.

Então, para te ajudar na missão de introduzir essa poderosa oleaginosa na alimentação das crianças, separamos a seguir 3 deliciosas receitas com o ingrediente. Bom apetite!

Molho pesto

Foto: Pinterest

1 dente de alho

1 maço de manjericão de folhas largas

½ limão siciliano (suco e raspas)

½ xícara (chá) de azeite de oliva

½ xícara (chá) de nozes

Sal a gosto

Modo de preparo: rale o alho. Bata todos os ingredientes no processador ou no liquidificador. Se necessário, acrescente um pouco de água gelada. Guarde na geladeira por até 3 dias.

Dica: O molho pesto é superversátil, pode ser servido como molho de salada, sanduíche, macarronada ou até mesmo acompanhando um peixe grelhado ou frango assado.

Salada colorida

Foto: Pinterest

1 prato fundo de mix de folhas (alface, rúcula, agrião)

½ xícara (chá) de tomatinho cereja cortado ao meio

½ cenoura em fatias finas

½ pepino em fatias finas

½ xícara (chá) de nozes picadas

2 colheres (sopa) de chia

Suco de ½ limão

Azeite de oliva extravirgem para temperar

Sal a gosto

Modo de preparo: disponha as folhas em um bowl. Adicione o tomatinho, a cenoura e o pepino. Finalize com as nozes e a chia. Tempere com o suco do limão, azeite de oliva extravirgem e sal a gosto.

Crumble de maçã com aveia e nozes

Foto: Pinterest

4 maçãs fuji ou maçãs verdes em cubos médios (sem pele e sem sementes)

4 colheres (sopa) de nozes picadas

1 ½ xícara (chá) de aveia em flocos finos

1 colher (sopa) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de uvas-passas

1 colher (chá) de canela

100 g de manteiga

Caldo de 1 limão

Modo de preparo: derreta a manteiga. Em uma tigela, misture as nozes, a aveia, a farinha de trigo, o açúcar mascavo, as uvas passas e a canela. Junte a manteiga derretida e misture com as mãos até formar uma farofa. Reserve.  Conforme for cortando as maçãs, transfira para um prato fundo com o caldo do limão (isso evitará que escureçam). Unte uma forma refratária pequena e adicione maçãs picadas, todas no mesmo sentido, de modo a formar uma escama. Espalhe a farofa sobre as maçãs e aperte delicadamente. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno, preaquecido a 180 oC, por 10 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe assar por mais 5 minutos ou até que a crosta de aveia esteja dourada. Sirva quente ou frio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome