Hortelã: três motivos para consumir

0
80

A hortelã, conhecida cientificamente como Mentha spicata, é uma pequena planta que possui folhas com um gosto e um aroma bem característicos. Por isso, é muito utilizada para temperar inúmeras receitas e torná-las ainda mais apetitosas.

Confira 3 motivos para consumi-la no seu dia a dia:

1. Possui ação antioxidante: Isso significa que a hortelã tem componentes e vitaminas que ajudam a combater os efeitos dos radicais livres.

2. Ajuda no processo de digestão: reduz desconfortos estomacais, previne inflamações e evita o mal-estar. Aliás, o chá de hortelã é excelente para diminuir a formação gases intestinais, pois ele aumenta a secreção do suco digestivo, auxiliando em todo o processo de digestão.

3. Atua como calmante natural: alguns componentes da hortelã atuam diretamente no cérebro, produzindo uma sensação tranquilizante. O chá de hortelã quentinho ajuda ainda mais o corpo relaxar.

A hortelã pode não ser a estrela principal de um prato, mas não há como negar que sem ela, muitas preparações perdem grande parte do seu sabor, como é o caso do tabule e essas outras receitas!

Tabule

Foto: Pinterest

2 xícaras (chá) de trigo para quibe hidratado

2 tomates sem sementes picados em cubos pequenos

½ xícara (chá) de salsa picada

½ xícara (chá) de folhas de hortelã picada

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 colheres (sopa) de suco de limão

Sal a gosto

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e tempere com sal a gosto. Leve na geladeira por, pelo menos, 2 horas antes de servir. Sirva com salada verde.

Dica: Para o preparo dessa receita, você pode substituir o trigo por quinoa cozida ou couscous marroquino hidratado.

Suchá de abacaxi com hortelã

Foto: Pinterest

200 ml de chá de hortelã

2 rodelas de abacaxi

3 folhas de hortelã

2 pedras de gelo

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador ou no mixer. Você pode acrescentar gelo na hora de bater (ele ficará triturado, como em uma raspadinha) ou já no copo, em cubos. Distribua o suchá em dois copos, decore com folhas de hortelã e sirva em seguida.

Molho de iogurte com hortelã

Foto: Pinterest

1 pote de iogurte natural sem adição de açúcar

1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem

2 colheres (sopa) de hortelã fresca picada

Sal a gosto

Modo de preparo: Em uma tigela pequena, misture todos os ingredientes e tempere com sal a gosto. Reserve na geladeira até a hora de servir. Esse molho pode acompanhar uma salada colorida, vegetais assados, filé de frango ou peixe grelhados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome