Ervilha: três motivos para consumir

0
79

Já falamos várias vezes por aqui da importância de se consumir grãos integrais, mas muitos ainda acham que a inclusão desses alimentos na rotina pode ser complicada e nada agradável. Para mudar esse pensamento, que tal começarmos pela ervilha. É um grão integral que não precisa nem de remolho nem de horas cozinhando, além de saudável é super gostosa! Veja outros motivos para incluir a ervilha na sua alimentação:

  1. Fonte de proteína vegetal: a ervilha faz parte do grupo das leguminosas, uma ótima opção de proteína de origem vegetal para compor o cardápio da família e variar as preparações. Você pode incluir a ervilha em receitas para as crianças como bolinhos, muffins, hamburguinhos ou omeletes.
  2. Rica em fibras alimentares: possui quantidades consideráveis tanto de fibras solúveis quanto de insolúveis. Enquanto as primeiras ajudam a controlar as concentrações de colesterol e glicose no sangue, as insolúveis auxiliam no bom funcionamento do trânsito intestinal. Além disso, essas fibras proporcionam uma maior sensação de saciedade, contribuindo para um melhor controle do peso corporal.
  3. Fonte de vitaminas e minerais: possui quantidades importantes de zinco, vitaminas A, C, E e do complexo B e o ácido fólico.

– Receitas saudáveis:

Bolinho do “Hulk” (com ervilha e brócolis)

Foto: @juwatanabe

1½ xícara (chá) de ervilha cozida (usei as frescas congeladas)

150g de brócolis cozido

2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem

1 colher (sopa) de suco de limão

2 colheres (sopa) de farelo de aveia ou até dar ponto de enrolar

1 colher (chá) de cebola granulada (opcional)

1 colher (chá) de alho desidratado (opcional)

1 colher (chá) de ervas de Provence (opcional)

Sal a gosto

Modo de preparo: Bata bem todos os ingredientes no processador de alimentos e leve à geladeira por 10 a 20 minutos. Molde as bolinhas e coloque em uma assadeira com papel antiaderente ou untada com azeite de oliva. Asse por 25 a 30min a 200°C ou até que os bolinhos estejam dourados.

Dica: Esses bolinhos também podem ser servidos no lanche da tarde ou como opção para a lancheira dos pequenos.

Hommus de ervilha

Foto: Pinterest

600 gramas de ervilhas frescas

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

Suco de 1 ½ limões Tahiti

1 dente de alho ralado ou picado finamente

2 colheres (sopa) de tahine leve

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: Cozinhe as ervilhas no vapor, retire da panela colocando em um recipiente com água e gelo por um minuto. Adicione as ervilhas e os demais ingredientes em um processador e bata até obter um creme homogêneo. Se necessário adicione mais azeite até atingir a textura desejada. Ajuste os temperos e acrescente mais suco de limão ou sal se for necessário.

Dica: Essa receita por ser preparada com qualquer outra leguminosa, como grão de bico, feijão branco, soja ou edamame.

Sopa creme de ervilha

Foto: Pinterest

700g de ervilhas frescas

400g de batatas (sem casca) em cubos

1 cebola picada

3 dentes de alho picados

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1,5 litro de caldo de legumes caseiro

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

2 colheres (sopa) de iogurte natural (sem adoçar)

Folhas de hortelã (para decorar)

Modo de preparo: Em uma panela funda, refogue a cebola e o alho no azeite de oliva. Depois acrescente as ervilhas e as batatas picadas. Refogue até que estejam dourados. Adicione o caldo de legumes. Cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos ou até que a batata esteja cozida. Transfira para o liquidificador ou bata com um mixer na própria panela até ficar homogêneo, se ficar muito grosso, adicione um pouco da água até atingir a consistência desejada. Tempere com sal e pimenta a gosto. Finalize o iogurte natural e as folhas de hortelã. Sirva em seguida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome