Grão-de-bico: 3 motivos para consumir

0
91

O grão-de-bico é uma leguminosa, da família dos feijões, que tem ganhado cada vez mais espaço na alimentação do brasileiro. Além de hiper nutritivo, o grão de bico pode ser usado em muitas preparações como pastinhas, massas e tortas. Existem vários motivos para incluirmos esse alimento na nossa alimentação, vamos ver os três principais!

  1. Fonte de proteína vegetal: por ser um alimento de origem vegetal rico em proteínas, o grão-de-bico pode ser considerado um excelente substituto para quem não consome proteína animal, pois possui grande parte dos aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa.
  2. Ajuda no controle da glicemia: o grão-de-bico contribui para o controle dos níveis de açúcar no sangue por ser fonte de fibras alimentares, ou seja, o seu consumo evita os picos de açúcar no sangue e assim, ajuda na manutenção dos níveis adequados, principalmente em pessoas com diagnóstico de diabetes tipo 2.
  3. Melhora o humor: o grão-de-bico possui triptofano, substância responsável pela produção de serotonina, um neurotransmissor que ativa o cérebro dando aquela sensação de bem-estar e felicidade. Esta leguminosa contém também magnésio, um nutriente que proporciona relaxamento, auxilia na redução da ansiedade e do stress.

– Receitas saudáveis:

Grão-de-bico com vinagrete de pimentões

Foto: @juwatanabe

2 xícaras (chá) de grão-de-bico cozido

½ pimentão verde picado em cubos médios

½ pimentão vermelho picado em cubos médios

½ pimentão amarelo picado em cubos médios

½ cebola picada em cubos pequenos

½ colher (chá) de pimenta do reino

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 colheres (sopa) de suco de limão

1 colher (chá) de mel ou melado de cana

1 dente de alho picado

1 colher (sopa) de salsinha picada

Sal a gosto

Modo de preparo: Em uma vasilha, misture todos os ingredientes. Tempere com sal a gosto, por pelo menos 30 minutos antes de servir, para que o tempero seja absorvido pelo grão-de-bico. Sirva gelado.

Dica: Você pode substituir o grão-de-bico por outra leguminosa, como feijão branco, feijão fradinho, ervilha, lentilha ou edamame.

Grão-de-bico assado

Foto: Pinterest

400 g de grão-de-bico cozido

1 colher (sopa) de azeite de oliva

½ colher (chá) de sal

½ colher (chá) de páprica defumada

½ colher (chá) de cebola em pó

½ colher (chá) de alho em pó

1 colher (chá) de orégano seco

Modo de preparo: Seque bem o grão-de-bico com papel toalha e retire a pele. Asse a 160ºC, apenas com azeite, por cerca de 35 a 40 minutos, até que fique bem douradinho. Quando tirar do forno, coloque todos os outros ingredientes e misture bem. Espere esfriar, pois apenas quando estiver frio estará crocante de verdade.

Dica: Pode temperar o grão-de-bico com os temperos da sua preferência, como alecrim, tomilho, cúrcuma, curry, pimenta vermelha, etc.

Falafel de grão-de-bico

Foto: Pinterest

4 xícaras (chá) grão-de-bico cozido

½ xícara (chá) de farinha de aveia

½ xícara (chá) xícara salsinha

½ xícara (chá) xícara hortelã

1 colher (sopa) cominho em pó

1 colher (sopa) páprica

2 colheres (chá) fermento em pó

1 colher (sopa) azeite de oliva

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: Bata o grão-de-bico em um processador junto com o resto dos ingredientes, processando até virar uma pasta homogênea. A massa depois de processada deverá ter uma textura firme e fácil de modelar. Caso a sua não tenha atingido, pode ser adicionado um pouco mais de farinha de aveia. Em seguida, untar uma forma com azeite de oliva ou com o óleo que desejar e fazer bolinhos levando-os ao forno pré-aquecido em 200ºC, por cerca de 30 minutos, virando na metade do tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome