Sal: 3 motivos para não consumir em demasia

0
69
sal

Vocês sabiam que o consumo de quase todos os micronutrientes (vitaminas e minerais) estão muito abaixo do recomendado? Quase porque, apenas o sódio é consumido muito além do que precisamos, uma vez que adicionamos muito sal a nossa comida.  O sal em excesso está relacionado com o surgimento de uma série de doenças. Por isso lhe daremos 3 motivos para não consumir sal em demasia:

  1. Mascara o verdadeiro sabor dos alimentos: Temos a errônea impressão de que somente o sal é capaz de temperar e agregar mais sabor às receitas, por isso, acabamos utilizando-o em excesso. Na verdade, existem várias técnicas culinárias que podem ajudar a tornar as preparações ainda mais saborosas, além disso, adicionar um aroma mais do que especial. Estamos falando das ervas e especiarias.
  2. Previne inúmeras doenças: o consumo excessivo de sal está associado ao risco de desenvolver hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. Também pode provocar doença nos rins.
  3. Aumenta a seletividade alimentar: o excesso de sal na comida também pode levar à recusa alimentar ou mesmo seletividade dos pequenos, fazendo com que a criança evite alimentos saudáveis e dê preferência a alimentos ricos em sódio, como lanches, produtos industrializados e fast foods, contribuindo para o aumento do risco de desenvolver sobrepeso ou obesidade.

– Receitas saudáveis:

Sal de ervas

Foto: Pinterest

1 colher (sopa) de alecrim

1 colher (sopa) de manjerona

1 colher (sopa) de tomilho

1 colher (sopa) de orégano

½ xícara (chá) de sal grosso

Modo de preparo: Adicione todos os ingredientes no liquidificador ou mixer e bata até que fiquem misturados e mais finos. Conserve em um recipiente de vidro tampado.

Dica: Você pode incluir as ervas da sua preferência, como: manjericão, salsinha ou coentro. Até mesmo um toque de pimenta do reino, pimenta branca ou noz moscada.

Pipoca com ervas desidratadas

Foto: Pinterest

2 colheres (sopa) de manteiga

3 colheres (sopa) de milho para pipoca

1 colher (chá) de orégano desidratado

1 colher (chá) de tomilho limão

1 colher (chá) de alecrim desidratado

1 pitada de sal

Modo de preparo: Em uma panela, coloque metade da manteiga e o milho. Leve ao fogo médio com a panela tampada, mexendo a panela (sem abrir a tampa) de vez em quando para não queimar. Quando parar de estourar, abra a panela, acrescente a manteiga restante, o sal e as ervas desidratadas e misture rapidamente. Sirva em seguida.

Baby carrot ao forno

Foto: Pinterest

2 xícaras (chá) de baby carrots

3 colheres (sopa) de azeite extra virgem1 colher (chá) de tomilho

1 colher (chá) de dill (endro)

2 colheres (sopa) de salsinha picada

Sal e pimenta moída na hora a gosto

Modo de preparo: Preaqueça o forno a 200ºC. Coloque as cenouras em uma tigela grande e misture com o azeite, o tomilho, o dill, sal e pimenta a gosto. Unte uma assadeira grande o suficiente para acomodá-las em uma única camada e espalhe-as. Cubra com papel alumínio e coloque no forno por cerca de 30 minutos. Descubra, e se as cenouras ainda não estiverem no ponto, abaixe um pouco o fogo e retorne ao forno por mais 10 a 15 minutos até ficarem macias. Adicione a salsinha, mexa delicadamente e prove e ajuste o sal e a pimenta, se necessário. Sirva quente, morno ou em temperatura ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome